Simpósio Internacional de Câncer Genito-Urinário realizado em Orlando nos Estados Unidos, destaca novo medicamento para o Câncer de Próstata.

Simpósio Internacional de Câncer Genito-Urinário realizado em Orlando nos Estados Unidos, destaca novo medicamento para o Câncer de Próstata.

           Os médicos da Clínica ANIMI, Dr. Pedro Ervin Specht Schurmann e Dra. Maitê de Liz Vassen Schurmann participaram do Simpósio juntamente com um recorde de especialistas em urologia, oncologia, cirurgia, radioterapia e outros membros da Comunidade do Câncer, em Orlando. Como costumeiramente fazem os participantes aproveitaram para trocar ideias e compartilhar melhores práticas do que está acontecendo no mundo sobre as últimas estratégias para a prevenção, detecção e tratamento de câncer que surgem especificamente nos órgãos genito-urinários, com foco centrado no tratamento do paciente, dentro de uma estrutura multidisciplinar. 

          Um estudo de grande relevância apresentado foi sobre o novo medicamento Acetato de Abiraterona que recebeu a aprovação para utilização nos Estados Unidos, agora em dezembro de 2012. Portanto, o Acetado de Abiraterona já está sendo utilizado para o tratamento de doentes com câncer de próstata resistente aos tratamentos hormonais, podendo ser utilizado antes da quimioterapia.

           Os resultados deste estudo foram apresentados pelo Dr. Dana E. Rathkopf, do Sloan-Kettering Cancer Memorial Center. Ele enfatizou que a utilização do Acetato de Abiraterona reduziu o risco de progressão da doença radiográfica em 47%, diminuiu o risco de morte em 21% e retardou significativamente o uso de opiáceos e uso de quimioterapia, a qualidade de vida dos pacientes melhorou, e permaneceu seguro e bem tolerado com base em um acompanhamento médio de 27 meses.

           No Brasil, esse medicamento ainda não está aprovado pela ANVISA, mas tão logo saia a devida autorização poderemos começar a utilizar no tratamento dos nossos pacientes com câncer de próstata.

 

up