Outubro Rosa – Um alerta ao Câncer de Mama

Outubro Rosa – Um alerta ao Câncer de Mama

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

          A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

          A ANIMI— que participa do movimento ativamente— promove eventos técnicos, debates e palestras sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

          Diagnosticar o câncer de mama precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

          De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

          Além da realização da mamografia anual para mulheres acima de 40 – é importante fazer uma consulta clínica com o seu médico de confiança, pois ele saberá quais os exames ideias para serem realizados de rastreamento anualmente conforme a sua idade e história familiar.

Importante adotarmos um estilo de vida mais saudável para fazermos a nossa parte na prevenção de doenças, inclusive do câncer de mama.

          De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer no Brasil são os de mamas e, boa parte deles, poderiam ser evitados com simples hábitos saudáveis no dia a dia.

Adotar um estilo de vida ativo e saudável está associado a um menor risco de câncer de mama e melhores taxas de sobrevivência para quem enfrenta um diagnóstico, afirma a Dra. Maitê.

          Praticar exercício físico, pelo menos 150 minutos por semana.

          Evitar estar acima do peso.

          Dormir de 7 a 8 horas por dia.

          Achar maneiras de enfrentamento ao estresse diário.

Alimente-se de comida de verdade e sabendo a procedência do alimento. Acrescente o brócolis no seu dia, ele possui o fitoquímico sulforafano, que tem a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos (chamados antocianinas) que retardam o crescimento de células malígnas.

Quanto mais cedo você começar a adotar hábitos saudáveis, melhor. Nunca é tarde para começar”, enfatiza a Dra Maitê.

          Embora com uma proporção muito inferior ao das mulheres, 1% dos casos do câncer de mama são diagnosticados em homens. Os sintomas, cuidados e os tratamentos são idênticos.

          Dra. Maitê ressalta a importância de estar sempre alerta, prestando atenção ao seu corpo e, a qualquer modificação no seu estado geral, reforça a necessidade da procura do seu médico de confiança para os exames de rastreamento mais adequados conforme o seu perfil.

up