É necessário mudar a rotina diária durante o tratamento de quimioterapia?

É necessário mudar a rotina diária durante o tratamento de quimioterapia?

Não. O paciente pode manter as atividades de trabalho normais, devendo comunicar ao médico qualquer reação do tratamento.

 
§ Sono: é importante dormir bem e repousar, principalmente após receber a aplicação. Isso porque um corpo descansado responde melhor ao tratamento e ajuda a reduzir os efeitos desagradáveis que ele pode causar.

 

§ Outros medicamentos: o paciente deve informar ao médico se possui outro problema de saúde e se toma outros remédios.
 
§ Bebidas alcoólicas: são permitidas, desde que ingeridas em pequenas quantidades. É proibido tomar bebidas alcoólicas poucos dias antes ou poucos dias após receber a aplicação da quimioterapia e quando o paciente estiver tomando antibióticos, tranquilizantes ou remédios para dormir.
 
§ Queda dos cabelos: caso ocorra, é importante saber que o cabelo voltará a crescer quando acabar o tratamento ou até mesmo antes. Para contornar esse desconforto, podem ser usados bonés, perucas, lenços etc.
 
§ Menstruação: as mulheres que menstruam podem apresentar algumas alterações no ciclo menstrual como o fluxo de sangue do período pode aumentar, diminuir ou parar completamente. Se isso acontecer, o médico responsável deve ser comunicado. No entanto, após o término do tratamento, o ciclo menstrual retornará ao normal.
 
§ Tratamento dentário: só deve ser feito mediante autorização do médico.
 
§ Atividades sexuais: a quimioterapia não interfere nem prejudica as relações sexuais, que podem ser mantidas normalmente. Vale ressaltar que a gravidez deve ser evitada durante o tratamento. Por isso, homens e mulheres devem usar preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais e as mulheres também devem usar pílulas anticoncepcionais se o médico prescrever.

up