Como é feita uma aplicação de quimioterapia?

A quimioterapia não causa dor. O paciente deve sentir apenas a “picada” da agulha na pele. Algumas vezes, certos remédios podem causar uma sensação de desconforto, queimação na veia ou placas avermelhadas na pele, como urticária. O médico deve ser imediatamente avisado de qualquer reação.

A permanência do paciente na sala de infusão de quimioterapia vai depender do tipo de tratamento determinado pelo médico. Tem protocolos que necessitam de infusão por tempo prolongado (acima de 24 horas), o paciente pode fazer essa infusão em casa, mas antes as enfermeiras instalam no cateter central do paciente, um dispositivo de infusão contínua que vai infundir o remédio lentamente e, após o tempo calculado pelo médico o paciente retorna a clínica para a retirada do mesmo. Os medicamentos podem ser administrados de forma endovenosa (na veia periférica ou por cateter central), de forma subcutânea (como se fosse um aplicação de insulina), de forma intramuscular (injeção no músculo) e na forma oral (em comprimidos).

Perguntas Frequentes

Como é feita uma aplicação de quimioterapia?

A quimioterapia não causa dor. O paciente deve sentir apenas a “picada” da agulha na pele. Algumas vezes,… Leia Mais

Ver Resposta
Quais os efeitos colaterais da quimioterapia?

Alguns efeitos indesejáveis podem ocorrer. Saiba o que fazer em cada situação.FraquezaO paciente deve evitar esforço… Leia Mais

Ver Resposta
Existem cuidados especiais para o paciente em tratamento de quimioterapia?

Deve-se evitar a retirada das cutículas e ter cuidado ao cortar as unhas. Caso o paciente sinta ressecamento… Leia Mais

Ver Resposta
Em que situações o paciente em tratamento de quimioterapia deve procurar o médico?

O paciente deve entrar em contato com seu médico imediatamente em caso de: febre por mais de duas… Leia Mais

Ver Resposta
up