Estudo randomizado HOPE demonstra que atividade física leva a importante melhora da artralgia induzida por inibidor de aromatase(anastrozol).
Até 50% das pacientes com indicação do uso de inibidor de aromatase (IA) não aderem corretamente ao tratamento e a taxa de interrupção de uso de IA no primeiro ano de tratamento gira em torno de 20%. Nesse sentindo, a artralgia é a razão mais comum para a baixa adesão e descontinuidade de IA e existem poucos dados em relação ao tratamento eficaz. A interrupção precoce e a não aderência são preditores independentes de mortalidade.
O estudo randomizado HOPE avaliou 121 pacientes fisicamente inativas (menos de 90 minutos semanais de exercícios físicos) com câncer de mama receptor hormonal positivo, estádios I a III, em uso de IA há pelo menos 6 meses e surgimento de artralgia após o início do IA, grau maior ou igual a 3 de 10 para pior dor articular pelo Brief Pain Inventory (BPI), ou artralgia preexistente agravada pelo IA.
As participantes foram aleatoriamente designadas para exercícios aeróbicos e de força, supervisionados, por 150 minutos semanais (grupo versus cuidados usuais de artralgia – controle). Artralgia foi avaliada por três diferentes ferramentas: BPI, Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis (WOMAC) e Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand(DASH)ao início do tratamento, em 3, 6, 9 e 12 meses.
Os resultados encontrados foram:
- Em 12 meses, as mulheres aleatoriamente designadas para exercícios (n=61) participaram de 70% (desvio padrão de ± 28%) das sessões de treinamento de resistência e aumentaram suas atividades físicas para ao menos 159 (desvio padrão de ± 136) minutos por semana.
- Escores de pior dor articular diminuíram 1,6 pontos (29%) em 12 meses no grupo da atividade física versus aumento de 0,2 pontos (3%) entre aquelas recebendo os cuidados habituais (n=60; p<0,001).
- Como esperado, pacientes do grupo do exercício físico também experimentaram importante aumento na aptidão cardiorrespiratória, força superior e inferior do corpo e perdas de peso corporal.
O estudo HOPE demonstra que atividade física é eficaz no alívio da artralgia induzida por inibidores de aromatase.
Referência
Irwin ML, Cartmel B, Gross CP, et al. Randomized exercise trial of aromatase inhibitor-induced arthralgia in breast cancer survivors. J Clin Oncol 33:1104-11, 2015.