Dra. Maitê fez palestra no “ Dia Rosa da Udesc Lages”.
Para encerrar o mês, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou nesta sexta-feira, 31, o Dia Rosa, em alusão ao Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero. A ação é uma iniciativa do Setor de Saúde.
Servidores e estudantes da Udesc Lages foram convidados para participar de uma palestra sobre mitos e verdades com relação à prevenção e à detecção da doença. O assunto foi abordado pela médica oncologista Dra. Maitê de Liz Vassen Schurmann, que falou da importância do diagnóstico precoce: “Quando diagnosticada em estágio inicial, a chance de cura pode ser de 95%”.
De acordo com a médica, as principais causas do desenvolvimento do câncer de mama são o envelhecimento natural, o histórico familiar e a prática de hábitos não saudáveis, como o consumo de álcool, o sedentarismo, o tabagismo e alimentação incorreta.
Para fortalecer a ideia de que a prevenção é o melhor remédio, o Dia Rosa teve também dicas de bons hábitos alimentares. A enfermeira Valéria Branco e a equipe do Grupo SC Saúde montaram uma mesa de refeição, mostrando como é possível substituir alimentos industrializados e feitos à base de farinha refinada pelos alimentos integrais e naturais.