A ANIMI trouxe a Lages, no dia 17/10, a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, para fazer uma palestra com o tema: A Morte é um dia que vale a pena viver.

A ANIMI trouxe a Lages, no dia 17/10, a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, para fazer uma palestra com o tema: A Morte é um dia que vale a pena viver.

A Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes conversou sobre a morte e nos mostrou caminhos de como viver melhor.

É médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP.

Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia.

Fez especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford.

É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

Ela participou da TEDx FMUSP com a palestra “A morte é um dia que vale a pena viver”, e lançou um livro pela Editora Sextante com o mesmo título que está entre os mais recomendados e já está na segunda edição.

Desde 2015 vem desenvolvendo cursos e intensivos de conversas sobre a Morte para desvendar o tabu do tema.

A morte é talvez o maior medo de boa parte das pessoas, além de ser ainda um tabu. No entanto, a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes nos mostra, no seu livro, que a grande questão envolvendo a morte, na verdade, é a vida. Como estamos vivendo? Nossos dias estão sendo devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimentos sobre coisas que fizemos – ou, pior, que não fizemos?

Ana Claudia, compartilhou suas experiências pessoais e profissionais e incentivou que as pessoas cultivem relações saudáveis, cuidem de si próprias com a mesma dedicação com que cuidam dos parentes e amigos e procurem ter hábitos saudáveis, sem deixar de fazer aquilo que têm vontade e as torna felizes.

Após a palestra, além do coquetel, cada participante recebeu um livro, presenteado pela ANIMI e tiveram a oportunidade de terem esse livro autografado pela autora.

up