Dra. Maitê, fez palestra em evento que reuniu advogadas em prol do Outubro Rosa.

Dra. Maitê, fez palestra em evento que reuniu advogadas em prol do Outubro Rosa.

Na noite de segunda-feira (20), a OAB Lages, a Comissão da Mulher Advogada organizou o 4º Encontro da Mulher Advogada, no Happy Muzzarela. O evento reuniu 110 advogadas da região, no intuito de conscientizar as advogadas inscritas na 4ª Subseção sobre a importância da prevenção do câncer de mama e as novidades no tratamento da doença.

Além de confraternizar, as advogadas participaram de uma palestra ministrada pela médica oncologista da Clínica Animi, Dra. Maitê de Liz Vassen Schurmann.

Falar para uma classe formadora de opinião é extremamente importante, são elas que vão transmitir a mensagem àquelas pessoas menos informadas da população sobre os cuidados e principalmente os direitos e deveres de cada paciente diagnosticada com o câncer de mama, explicou a Dra. Maitê.

Durante a palestra foram abordados temas como estatísticas, espemiologia do câncer de mama no Brasil e no mundo, qual o método de prevenção e a importância do diagnóstico precoce, o qual garante até 95% de chance de cura. A Dra. Maitê abordou ainda os novos métodos de tratamento que já estão adotados em Lages.

As mais de cem advogadas ainda participaram de sorteios de diversos brindes, entre eles uma viagem com acompanhante para Buenos Aires, oferecido pela CVC Viagens.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2014 surjam 57.120 casos novos de câncer de mama. Esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres da região Sul, onde há 70,98 pessoas com a neoplasia para cada 100 mil habitantes.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra.Vanessa Regianini Schimitz Menegotto, os dados revelam uma realidade que ainda precisa ser modificada. “Campanhas como a do Outubro Rosa ajudam nessa tarefa ao tornar a abordagem do tema câncer de mama um assunto comum e a fazer com quer as pessoas deixem de temer o câncer, e percebam que a doença tem prevenção”.

Vanessa destaca, ainda que no âmbito jurídico as pessoas portadoras de neoplasia maligna dispõem de inúmeros direitos, como: direito ao saque do FGTS, direito ao auxílio-doença, direito a isenção do Imposto de Renda, direito ao andamento processual prioritário, entre outros.

fotoimage (1)image (2)image (3)

up