Câncer de Próstata e Hiperplasia benigna – Dois temores dos homens nos dias atuais.

Câncer de Próstata e Hiperplasia benigna – Dois temores dos homens nos dias atuais.

            Hiperplasia prostática benigna é o crescimento benigno da próstata, um fenômeno que ocorre praticamente em todos os homens com o avançar da idade. A próstata aumenta seu tamanho depois dos 40 anos e, dessa forma, o canal da uretra fica ocluído.  Isso faz com que o homem passe a urinar sucessivas vezes em quantidades menores, prejudicando algumas atividades fisiológicas como o sono, por exemplo, uma vez que ele terá que acordar e levantar algumas vezes durante a noite.

            Mas, é o câncer de próstata que adquire uma maior relevância, pela gravidade e pela sua prevalência: 18 % dos homens, praticamente um em seis manifestarão a doença durante a sua vida.

            Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, para o Brasil, no ano de 2012 estimava-se 60.180 casos novos de câncer de próstata. Esse número corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens. Para o estado de Santa Catarina, estimava-se cerca de 1.670 novos casos no ano de 2012. Portanto, números bastante expressivos que podem e devem ser combatidos através de diagnósticos com exames preventivos e com orientação do seu especialista de confiança.

             O objetivo maior deste artigo é conscientizar as pessoas do beneficio em fazer detecção precoce ou screenig para um determinado tipo de câncer na sua fase inicial, antes mesmo que ele cause algum sintoma.

            Hoje, o médico pode iniciar um teste ou exame para detecção precoce de um determinado tipo de câncer e com que freqüência esse teste ou exame deve ser repetido. Para a maioria dos cânceres, quanto mais cedo se diagnostica, mais chance essa doença tem de ser combatida e eliminada.

            No caso do câncer de próstata, um dos exames de custo baixo e muito benefício é o denominado toque retal, que é aquele em que o médico especialista apalpa a porção anterior do reto, região em que se localiza a próstata, para identificar o aumento da glândula, a presença de endurecimento ou nódulos e, se for o caso, recomendar outros exames que possibilitem diagnósticos mais detalhados para se descartar ou não um quadro de alteração neoplásica.

            Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos, têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Além disso, também contribui como fator de risco, a obesidade, em especial para aquelas neoplasias de comportamento mais agressivo. Logo, a alimentação com baixo teor de gordura animal é uma grande aliada na prevenção do câncer de próstata.

            Também, segundo estudos realizados na Universidade de Harvard, a ingestão de frutas e verduras de cor vermelha parece diminuir em 35% os riscos de câncer da próstata. Os benefícios desses potentes antioxidantes resultariam da presença de grandes quantidades de licopeno, um betacaroteno natural precursor da vitamina A. O licopeno, muito presente no tomate, pode também reduzir o risco de outros tipos de câncer, como os da cavidade oral, do esôfago, do estômago e do pulmão.

            Além do tomate, citamos outros alimentos como: melancia, goiaba, framboesa, morango, groselha, repolho roxo, cereja, beterraba, maça vermelha, cebola roxa, romã, mamão, damasco, uvas pretas e produtos derivados do tomate fresco que são ainda mais ricos em licopeno do que o próprio tomate, isso se deve á melhoria da absorção desse fito-composto quando consumido em purê (quatro vezes mais) ou em suco e molho. Esta biodisponibilidade melhora ainda mais quando esses alimentos são consumidos com azeite de oliva extra virgem, como nos casos das massas com molho de tomate. Por isso, viva as receitas italianas!!! E, se a macarronada for feita com massas integrais o benefício será dobrado, pois a receita estará contemplando, também a prevenção do câncer de intestino.

            Portanto, recomendamos que a partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer um check-up anual. Queremos que os homens fiquem mais conscientes e busquem mais orientação médica.  Então, que esse artigo sirva para alertar o público masculino de que precisa dar mais atenção a sua saúde para assim, viver mais e melhor, e realmente aproveitar a vida na sua totalidade.

up