Dezembro Laranja

Dezembro Laranja

O verão está chegando e, com ele, mais uma edição do Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele. Este ano, o objetivo principal é alertar sobre os sinais do câncer de pele, para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura. 

Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele. 

O câncer de pele pode se manifestar através de uma “pinta” ou até mesmo de uma pequena “ferida que não cicatriza”, explica a Dra. Maitê e por se tratar do tipo de câncer mais comum no Brasil, todos os possíveis sinais percebidos pela pessoa devem ser devidamente avaliados pelo médico especialista.

“Todo mundo tem que se cuidar, mas os indivíduos de pele clara, cabelos ruivos, olhos azuis, histórico de queimaduras na infância e aqueles que trabalham ou praticam atividades ao ar livre são os mais susceptíveis”, relata a médica.

Existem diferentes tipos de câncer de pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença, explica a Dra. Maitê.

“A melhor forma de prevenção é a proteção solar desde a infância, incluindo evitar o sol entre às 10 e 16 horas e o uso de chapéus, óculos escuros e roupas adequadas, além da aplicação do protetor solar nas áreas expostas no intervalo de duas em duas horas”, diz a especialista.

Dra. Maitê lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que o autoexame não substitui a ida ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano. 

COMBATER O CÂNCER É UMA TAREFA DIÁRIA DE AUTOCUIDADO E AMOR, CUIDE-SE.

up