Março – Um Mês Dedicado às Mulheres

Março – Um Mês Dedicado às Mulheres

Dia 08/03 comemoramos o Dia Internacional da Mulher, por isso, nós médicos oncologistas da Clínica ANIMI queremos passar algumas informações a respeito de prevenção, diagnóstico e tratamento dos principais tipos de cânceres que acometem às mulheres no Brasil.

 

Dia 1 – Câncer de Colo de Útero

O colo uterino é a parte inferior do útero localizada junto à cúpula da vagina, com a qual se comunica por meio de um conduto, o canal cervical, por onde penetram os espermatozoides e sai o sangue menstrual.

A maior parte dos casos de câncer do colo uterino ocorre antes dos 50 anos, mas cerca de 20% dos tumores se instalam em mulheres com mais de 65 anos de idade.

Esse tipo de câncer está associado às condições gerais de saúde e higiene, ao comportamento sexual e à falta de acesso aos exames preventivos. Mulheres com maior número de parceiros sexuais, que não usam preservativos e não fazem exames ginecológicos correm mais risco.

O HPV (papiloma vírus humano) está associado ao aparecimento do câncer de colo uterino. A transmissão pela via sexual explica por que a maioria dos casos ocorre durante a vida sexual ativa. Como o HPV é transmitido às mulheres pelos homens (nos quais está associado ao câncer de pênis), o uso de preservativo protege as mulheres em até 70% das vezes.

Existem mais de 100 variedades ou subtipos de HPV, cada um dos quais está associado a infecções de determinados órgãos. Cada subtipo recebe um número de identificação. Contrair os subtipos 16, 18, 31 e 33 aumenta significativamente o risco de câncer do colo uterino; os demais subtipos são considerados de risco baixo.

Apesar do grande número de mulheres com vida sexual ativa que entra em contato com o HPV, a maioria se cura espontaneamente. Entre aquelas incapazes de eliminar o vírus, algumas desenvolverão a doença, caso não sejam tratadas preventivamente.

Hoje em dia, tem-se a vacinação contra HPV, que consegue evitar a infecção pelo vírus. O ideal é que as meninas e meninos sejam vacinados antes do início da vida sexual. Mas, sabemos que as mulheres podem ser vacinadas até idade adulta ou terceira idade dependendo da indicação médica e contexto clínico.

Embora as vacinas protejam contra o câncer do colo uterino por impedir a infecção por certos tipos de HPV, a proteção não é de 100%. Por isso, o exame do Papanicolau é recomendável mesmo em mulheres vacinadas.

Autora: Dra. Maitê de Liz Vassen Schurmann

up