A importância do Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização, realizada por diversos entes no mês de novembro. Esta campanha é dirigida a sociedade e principalmente aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro, e a iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive no Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.
Hoje, o movimento já atinge mais de 1,1 milhões de pessoas em campanhas formais em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, são estimados aproximadamente 61mil novos casos de câncer de próstata para o ano de 2013 no Brasil.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Prevenção
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A idade é um fator de risco importante para no câncer de próstata, uma vez que tanto a sua incidência como a mortalidade gerada aumentam significativamente após os 50 anos.
Dúvidas Comuns:
– Quais os sintomas que podem indicar possíveis alterações na próstata?
O câncer de próstata não costuma causar sintomas na fase inicial. Portanto, torna-se importante a consulta rotineira ao urologista ou oncologista, com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce da doença, por meio do PSA e do toque retal.
– Pacientes com histórico familiar de câncer de próstata tem maior risco?
Quando existem na família parentes em primeiro grau com câncer de próstata, a chance de apresentar a doença é de duas a cinco vezes, dependendo da idade em que foi diagnosticado no parente e no número de membros que apresentaram o câncer.
Segundo o Dr. Pedro Ervin Specht Schurmann, especialista em Oncologia Clínica esta matéria pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.