Eventos Realizados
A Animi tem como compromisso informar todas as pessoas sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Nossos eventos estão alinhados a esse propósito. Veja um pouco do que já realizamos e o que ainda está por vir.
09 novembro, 2018
Primeiro Masto Meeting da Serra Catarinense
Evento inovador e pioneiro realizado em Lages.O Primeiro Masto Meeting da Serra Catarinense, realizado pela ANIMI, nos dias 09 e 10 de novembro, contou com a presença de importantes palestrantes do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, como o Dr. Tomás Reinert, médico oncologista, o Dr. Flávio Ribas, médico Mastologista, a Dra. Lara Cristina Tavares, médica Patologista e a Dra. Cristiane Almeida, médica Rádio-Oncologista. Reunimos médicos oncologistas, mastologistas, radio-oncologistas, patologistas e estudantes de medicina das várias cidades do estado. Uma das missões da ANIMI é disseminar e agregar conhecimento, o que vem ocorrendo com bastante frequência. O evento foi elogiado pelos participantes e foi consenso edição do segundo Masto Meeting, para 2019.
20 novembro, 2018
Minimeeting – Encontro Científico com Dr. Frederico Hassin Sanchez
Tivemos um importante e proveitoso evento na noite de 20 de novembro de 2018, onde reunimos médicos amigos dermatologistas, cirurgiões plásticos, residentes e estudantes de medicina para troca de informações sobre câncer de pele basocelular, cirurgia micrográfica de Mohs e tratamento da doença sistêmica com Erivedge. Presença do renomado palestrante, médico Dr Frederico Hassin Sanchez, Chefe do Centro de Cirurgia Micrográfica do Rio de Janeiro, professor e pesquisador, com forte atuação na área de cirurgia dermatológica e oncologia cutânea e pesquisa clínica. O Dr. Frederico, também exerce sua atividade em Chapecó. Ele palestrou e nos explicou muitos detalhes sobre essa técnica cirúrgica onde ele é um dos poucos especialistas no segmento, no Brasil. Uma técnica cirúrgica minuciosa, considerada a mais efetiva no tratamento de diversos tipos de câncer de pele, em especial o carcinoma basocelular, que é o câncer de pele mais comum do mundo. Realiza o estudo microscópico completo das margens cirúrgicas, durante o procedimento, permitindo a detecção de células malignas persistentes no leito da ferida operatória, e ampliação das margens, quando necessário, para garantir a completa remoção do tumor. É comprovadamente a técnica mais efetiva no tratamento do Carcinoma Basocelular (CBC), carcinoma espinocelular (CEC), e dermatofibrossarcoma protuberans. Diferente da técnica convencional, que o fragmento de pele removido é enviado a um laboratório de patologia, e o exame pode levar dias para ficar pronto, na técnica micrográfica de Mohs, o próprio cirurgião de Mohs é capaz de avaliar, e mapear as margens cirúrgicas comprometidas, removendo tecido adicional, quando necessário, no momento da cirurgia. O encontro foi bastante proveitoso, segundo participantes do evento.